Sobre nós

Muita história para contar

A fundação do GRUPO ESCOTEIRO MARECHAL RONDON 39/PR aconteceu em 20 de Abril de 1969, em um Fogo de Conselho no Campo de Futebol do Colégio Estadual do Paraná (CEP), onde durante vários anos o RONDON manteve a sua Sede.

A criação do Grupo foi incentivada pelo então diretor do CEP, Professor Ernani Straube e pelos Escotistas Manoel Muzzilo, Joaquim Peixoto e Igor Kipman.

No Fogo de Conselho da fundação do RONDON foram feitas as promessas dos primeiros seis integrantes juvenis do Grupo: José Maia, Jorge Canale, José Francisco M. Mayer, Edgar A. Hübner, Fábio Kleine Albers e Johannes Mählmann Neto.

Estava então criada a primeira Tropa e nomeado o primeiro Chefe de Tropa, Manuel Muzzilo.

Em Setembro de 1969 foi criada a primeira Alcateia.

Em 1971 houve a fusão com o Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Peralta, que funcionava no Círculo Militar do Paraná.

Além de diversos jovens, o RONDON recebeu um reforço de Escotistas, como João José Ramirez Junior, Roseanna Aben Athar e João Alberto Bordignon.

Neste mesmo ano, foi fundada a Tropa Sênior.

No ano de 1974 foi fundando o Clã Pioneiro, e em 1979, a segunda Tropa Escoteira.

Em 1983, com a abertura do Movimento Escoteiro para meninas, foi aberta a primeira Alcatéia Mista, em 1985 foi criada a Tropa Escoteira Feminina e em 1986, a Tropa Guia.

Em 1986, o RONDON concretizou o sonho de ter a sua sede própria, onde em projeto liderado por Maurício Appel, nos instalamos ao lado do Bosque João Paulo II.

Instalado em casas centenárias, construídas de troncos por imigrantes poloneses e que foram transladadas de seus locais originais em Araucária/PR, hoje o RONDON tem duas Alcateias, duas Tropas Escoteiras, uma Tropa Sênior, um Clã Pioneiro e o Clube Flor de Lis em plena atividade, todos funcionando em caráter coeducativo e fiéis aos princípios que regem o Movimento Escoteiro.